Ingredientes
- 300 g litão seco
- 300 g feijão branco seco
- 1/2 chouriço de carne da serra algarvia
- 2 folhas louro
- 1 cebola
- 6 dentes de alho
- 1 malagueta vermelha
- 1 cenoura
- 1/2 pimento vermelho
- 1 tomate coração de boi maduro (400g a 500g)
- 50 ml vinho branco regional algarvio
- 1 ramo de hortelã
- 300 g arroz agulha
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta preta q.b.
- Coentros q.b.
Preparação
Colocar o feijão numa vasilha, cobrir com água e demolhar durante cerca de 12 horas.
Noutra vasilha, colocar o litão a demolhar coberto com água e um pouco de sal por cerca de 6 horas.
Escorrer e colocar o feijão numa panela de pressão. Juntar o pedaço de chouriço inteiro e as folhas de louro. Cobrir com água e cozinhar durante 18 minutos, depois de levantar fervura. Retirar a pressão e verificar se o feijão está cozido. Cortar o chouriço em rodelas e reservar. Remover as folhas de louro e reservar o feijão e o caldo da cozedura.
Escorrer e cortar o litão em pedaços mais pequenos. Reservar. Regar o fundo de um tacho com azeite e refogar a cebola e 4 dentes de alho picados e a malagueta cortada ao meio. Juntar a cenoura e o pimento também picados e refogar, mexendo
regularmente. Adicionar o tomate previamente pelado e picado, deixar apurar e refrescar com o vinho.
Deitar o feijão e algumas conchas de caldo reservado. Temperar com sal e pimenta moída na hora e deixar iniciar fervura. Acrescentar o litão e as folhas de hortelã. Deixar cozinhar tapado em lume brando, até o peixe estar no ponto e o molho apurado. Se necessário, acrescentar mais caldo da cozedura do feijão. Aproveitar para acertar o sal e, no último minuto, envolver as rodelas de chouriço e os restantes dentes de alho ralados.
Noutro tacho, cozer o arroz no dobro da quantidade de água temperada com sal e um fio de azeite, até estar macio. Na hora de servir, guarnecer a feijoada com folhas de coentros e servir com o arroz branco.