Júri



Alexandre Silva - Presidente do Júri

Alexandre Silva - Presidente do Júri

Entre 2007 e 2012, foi chefe no restaurante Bocca, em Lisboa. Ainda em 2012, ganhou o Top Chef Portugal e estagiou no El Celler de Can Roca, em Espanha, com três estrelas Michelin.
Após essa experiência, mudou-se para Vila Viçosa, chefiando a cozinha do Alentejo Marmòris Hotel & Spa.
Voltou a Lisboa, em 2013, para assumir a chefia do Bica do Sapato e, logo depois, abriu o seu primeiro negócio, o espaço Alexandre Silva no Mercado.

Em 2015, inaugurou na capital o seu primeiro restaurante de rua, o LOCO, conquistando mais tarde uma estrela Michelin.

Em 2019, abriu um segundo espaço de nome FOGO.

José Serrano

José Serrano

Cozinheiro há 24 anos, passou pelos melhores hotéis de Lisboa e Cascais, tendo realizado várias aberturas e renovações de hotéis, assim como restaurantes.
Consultor em vários projetos hoteleiros nacionais e internacionais, também deu formação e consultoria em várias escolas de hotelaria em Portugal, Angola e Cabo Verde.

Atualmente, é formador nas Escolas do Turismo de Portugal e trabalha como chefe executivo de cozinha e formador na Auchan Retail Portugal.

O chefe José Serrano adora a sua profissão e, por esse motivo, vive feliz todos os dias. O seu lema é: “Não existe o impossível, apenas temos de criar a maneira de lá chegar”. 

Lídia Brás

Lídia Brás

Nascida no nordeste transmontano, foi viver para Vila Nova de Gaia com 12 anos. Estudou artes gráficas, fotografia e design, mas, desde cedo, o “bichinho” da cozinha despertou a vontade de preencher o vazio que havia na sua vida profissional.
Autodidata, mantém uma intrínseca relação com Trás-os-Montes e com os modos e costumes das suas raízes, a partir de investigações sobre o receituário transmontano ancestral, ligado maioritariamente a tradições de festas populares, comidas do campo e rituais específicos daquela região.

Em 2019, abriu o restaurante Stramuntana, em Vila Nova de Gaia e, em 2025, inaugurou o seu segundo restaurante, a marisqueira Proua.

Justa Nobre

Justa Nobre

Justa Nobre é um nome incontornável da cozinha portuguesa, expoente máximo dos sabores tipicamente nossos.
Nascida no coração de Trás-os-Montes, Justa Nobre transportou a alma e o sabor da cozinha tradicional portuguesa para a capital.
Cedo se tornou chefe de cozinha e não demorou a inaugurar o seu próprio espaço, O Nobre, que, desde então, se tornou uma referência da gastronomia portuguesa. Conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa, Justa Nobre sempre teve a preocupação de utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas.

Tony Martins

Tony Martins

Cozinheiro experiente, liderou restaurantes de vários grupos de hotelaria.
Iniciou-se com uma formação profissional em restaurante e bar, tendo completado estágios dentro de portas e fora, na Letónia e Alemanha. O seu primeiro trabalho como responsável de cozinha foi no restaurante do Casino da Figueira da Foz. Seguiu-se uma experiência em catering e uma passagem pelo Bronze – Seafood & Lounge, em Ílhavo.

Em 2020, venceu o concurso Chefe do Ano. Atualmente, trabalha como formador e chefe privado e freelancer.

É ainda fundador do festival gastronómico Vagos Sensation Gourmet.

João Oliveira

João Oliveira

Iniciou o seu percurso em restaurantes a norte, tais como Largo do Paço e The Yeatman.

Entretanto, decide rumar a sul onde passa pelo Vila Joya.

Desde 2015, assume a chefia do restaurante Vista, no Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, com uma estrela Michelin. 

Rita Magro

Após a formação em Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Rita Magro passou pelo Hotel Vila Vita Parc Resort e Spa e pelos restaurantes Salpoente e Antiqvvm antes de integrar a equipa do Blind, no Torel Porto, como chefe de cozinha.


Em 2024 foi distinguida pelo Guia Michelin com o título de “Young Chef Award” e em 2025, o restaurante ganhou a sua primeira estrela Michelin.


Recentemente, assumiu a chefia de um novo projeto: Atrevo, no Porto.