Faq's



Este ano, o concurso apresenta-se com uma cara renovada, novos membros do júri, uma nova categoria e muitos prémios para as melhores receitas de Portugal. O nosso principal objetivo concentra-se na recolha das melhores receitas regionais e estimular a confeção de pratos com produtos de origem Portuguesa. Anualmente são muitos os concorrentes que se sentam connosco nesta grande aventura culinária, repleta de grandes produtos e tradição. Faça parte desta grande família que já conta com centenas de receitas que fazem parte da história das famílias de Portugal.
Podem participar n'A Mesa dos Portugueses todos os apaixonados por cozinha, com idade igual ou superior a 18 anos, desde que não tenham uma actividade profissional no sector da restauração.
A inscrição n’A Mesa dos Portugueses é feita na área de Inscrições do site do concurso.\r\nPara concorrer, precisa preencher um formulário de pré-inscrição disponível no site. Receberá de seguida um email de confirmação e um link para completar a sua inscrição. Através deste link, poderá preencher todos os seus dados pessoas e descrever a sua receita (nome, categoria, ingredientes, método de confecção e fotografia).
As inscrições d’A Mesa dos Portugueses 2020, têm início na primeira semana de Junho e terminam a 31 de Agosto.
O concurso tem em 2020, 6 categorias: Entradas e Sopas, Peixes e Mariscos, Bacalhau, Carnes e Caça, Doçaria e As Receitas dos Avós pelos Netos. Os concorrentes podem participar em várias categorias, no entanto só poderão vencer numa delas.
Pretendemos descobrir as mais tradicionais e antigas receitas da culinária portuguesa, interpretadas pelos mais novos. A herança deixada pelos avós, que inspira hoje em dia a cozinha portuguesa.
O concurso divide-se em 5 fases principais: Fase de Inscrições - de 5 de Junho a 31 de Agosto. Fase de Apuramento: após avaliação das receitas por parte do júri, os 70 concorrentes com melhor pontuação são apurados para prestar prova ao vivo, com um júri que avalia a sua receita - 7 a 15 de Outubro. Fase de Batalhas em Directo, em que os 12 finalistas (2 de cada categoria) confeccionam a sua receita num programa na CMTV. É neste dia revelado o vencedor de cada categoria - 2 a 9 de Novembro. Masterclass Mesa dos Portugueses - Masterclass dada por um chefe, seguida de prova das 6 receitas finalistas - 19 de Novembro. Final e Festa de Entrega de Prémios - Festa de encerramento, com degustação dos pratos dos 6 finalistas. São revelados nesta noite os vencedores e entregues os prémios da Mesa dos Portugueses 2020 - 10 de Dezembro
O júri selecciona as melhores 70 receitas a concurso, para serem apuradas para a prova ao vivo, com base nos seguintes critérios de avaliação: • Composição da receita / ingredientes • Utilização de produtos • Método de confecção • Apresentação. Durante a fase de prova, o júri avalia: • Higiene e método de trabalho • Condição dos produtos utilizados e desperdício • Apresentação e empratamento • Sabor e aroma